Gastronomia Contemporânea em Belém

11/01/2018 às 19:54h

Notícia Cidades

4435 Visualizações

A gastronomia contemporânea vem ganhando cada vez mais seu espaço na culinária paraense, como um produto ou até mesmo um atrativo da região, pois apresenta novas formas para serem exploradas voltadas para característica de cada região. Um dos fatores mais forte é a globalização, e por isso uma das tendências muito forte são os ingredientes das mais diversas culturas no mesmo prato.

É notório no atual mercado gastronômico de Belém, novos estabelecimentos de cozinha contemporânea que agregam cada vez mais na variedade de modalidades de restaurantes na cidade, desde cozinha brasileira, japonesa, e de outras nacionalidades até na gastronomia regional. Pratos elaborados feitos de pratos típicos da região amazônica estão caindo no gosto de paladares mais refinados com a criatividade de chefes de cozinha.

Seguindo essa tendência, Belém está em uma fase de um “boom” de restaurantes que seguem esse perfil para atender uma demanda latente a exemplo do restaurante Manjar das Garças que oferece pratos requintados com a utilização de ingredientes genuinamente amazônicos. No caso específico desse estabelecimento, temos aí uma clientela composta por turistas, uma vez que o restaurante está localizado em um dos principais pontos turísticos da cidade. Pratos como camarão grelhado com cuscuz de jambu ao molho de tucupi e costeleta de cordeiro assada em crosta de castanhas e batata-baroa e maçã verde cozida são exemplos deles (REVISTA VEJA BELÉM, 2013, p. 110).

Uma grande inovação no mercado belenense é a possibilidade de levar o chefe na casa do consumidor. Essa novidade segue tendência de outras capitais do Brasil trazidas para Belém por duas chefes que desde de 2012 lançaram essa nova forma de gastronomia de levar o restaurante para casa com o intuito de atender pessoas que gostam de reunir amigos em casa para uma refeição preparada por um chefe (REVISTA VEJA BELÉM, 2013, p. 13).

Sim, Belém cresceu no ramo gastronomico, e não é pra menos, toda a riqueza do local tras um diferencial enorme para alimentos e bebidas. Nossos serviços estão se qualificando e até os clientes mais exigentes tem visto o potencial da cidade morena nesse ramo, não é atoa que vemos restaurantes aparecendo a cada esquina da cidade.

 

Referencia:

 FREITAS, B.F.;  et al. BELÉM E GASTRONOMIA: O NOVO CENÁRIO DE RESTAURANTES DE GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA NA COZINHA REGIONAL. Belém, 2013.

 

 

Galeria de Imagens

Gastronomia Contemporânea em Belém Gastronomia Contemporânea em Belém Gastronomia Contemporânea em Belém

Deixe seu Comentário

Preencha os campos abaixo para enviar seu comentário neste post!

Ainda não há comentários neste post! Seja o primeiro a comentar!
Brazil Amazon Turismo - Pra você a melhor viagem!